AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PÓLO CALÇADISTA NO SUDOESTE BAIANO…

Realizado em Itapetinga, o debate contou com a presença de cerca de 200 pessoas. O secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, representou o Governo da Bahia.

A demissão de 3.500 trabalhadores e as consequências do fechamento de 12 unidades da fábrica Vulcabrás/Azaléia em seis municípios do sudoeste baiano foram tema da audiência pública realizada nesta segunda-feira, 10, em Itapetinga, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Representando o Governo do Estado no debate, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, anunciou medidas a serem adotadas a curto prazo.

Com o objetivo de se criar novas perspectivas de ocupação para os trabalhadores, o secretário anunciou, dentre outras ações, a oferta de duas mil vagas em cursos de qualificação profissional já a partir de janeiro próximo. “É claro que o Governo do Estado não está de acordo com as demissões, anunciadas, inclusive, em cima da hora”, ressaltou, lembrando que desde o ano passado os governos estadual e federal vêm adotando medidas para apoiar a empresa Vulcabrás/Azaléia, a exemplo do financiamento extra de 64 milhões de reais, restrições de ingresso de produtos a preço vil, ampliação de incentivos, dentre outras.

“O Governo continua empenhado em garantir a retomada da indústria calçadista e, eventualmente, reversão, ainda que parcial, das demissões. Mas não podemos vender falsas expectativas”, afirmou o secretário, salientando que a situação é grave e requer medidas urgentes para reduzir o impacto das demissões para as famílias e para a atividade econômica regional.

Nesse sentido, convocou para que juntos, Governo do estado, prefeitos, trabalhadores e sociedade organizada possam enfrentar a situação. “É preciso aproveitar a dificuldade e transformar a crise em nova oportunidade. É em momento de crise como esse que se busca oportunidades mais duradouras”, afirmou Nilton Vasconcelos.

Nesse sentido, defendeu, ainda, o pagamento de mais duas parcelas do seguro-desemprego (pela legislação em vigor, os trabalhadores terão direito a cinco). A proposta de ampliação do benefício para esses trabalhadores será defendida em reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador (Codefat), a realizar-se dia 14 próximo, em Brasília. O Governo do Estado pretende, ainda, por meio do SineBahia, intensificar a captação de vagas em empresas já existentes no local, além de buscar atrair novos investimentos para os municípios atingidos pela crise do pólo calçadista.

Empreendedorismo – Numa outra ponta de enfrentamento do problema, o Governo do Estado deverá identificar as oportunidades e as potencialidades da região, com vistas a estimular pequenos empreendimentos e a organização de cooperativas. “É preciso abrir a economia local para outros caminhos”, ponderou o secretário, reconhecendo que o desafio é grande, mas insistindo na tese de que é preciso transformar a crise em oportunidade e desenvolvimento.

De acordo com Bráulio Ferraz, advogado do Sindicato dos Trabalhadores, a Vulcabras/Azaleia anuncia que as 12 unidades estarão desativadas já a partir do dia 14 de dezembro. O anúncio oficial do fechamento foi feito em 26 de novembro passado, atingindo diretamente unidades dos municípios de Itororó, Caatiba, Macarani, Firmino Alves, Itambé e a que está localizada no distrito de Bandeira de Colônia, pertencente a Itapetinga. “Com o fechamento dessas unidades, a empresa ficará centralizada em Itapetinga, onde tem maior parque”, informa o advogado. Além dos direitos trabalhistas – aviso prévio, férias, 13º salário etc -, os trabalhadores asseguraram na negociação o pagamento de dois salários adicionais e oferta de cinco cestas básicas.

A realização da audiência foi uma iniciativa do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), contando, ainda, com as presenças dos deputados  petistas, José Raimundo (estadual) e Geraldo Simões (federal), prefeitos e futuros prefeitos, vereadores e futuros vereadores dos municípios atingidos. O debate contou também com representantes dos municípios vizinhos de Itarantim, Ibicuí, Iguaí, Santa Cruz, além de várias entidades organizadas de Itapetinga.

Logo após a audiência, uma reunião com os prefeitos presentes discutiu a necessidade de melhor organizar e aperfeiçoar a prática do abate de carne na região, uma das principais fornecedoras do estado. O secretário Nilton Vasconcelos comprometeu-se a discutir o assunto com a secretaria estadual de Agricultura, buscando recursos e formas de melhorar o funcionamento do frigorífico regional.[nggallery id=402]

 

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Um pensamento em “AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PÓLO CALÇADISTA NO SUDOESTE BAIANO…

  1. Anônimo disse:

    cade os vereadores de itapetinga so estou vendo joao de deus estes caras so querem o voto do povo voces aja que este povo que esta ai vai revolver alguma coisa mais isto e bom para o povo de itapetinga aprender a votar e os outros vereadores que deviao esta ai dando apoi que vegolha itapetinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *