Jaconias dos Santos Andrade, de 38 anos, apelidado de "Zé", trabalhador rural. Autor do assassinato da jovem Samara Silva Santos Neves, 18 anos, ocorrido em 22 de março no interior da Fazenda Lorena, há pouco mais de 1 km da Vila Riachão.
Sabendo que o cerco se fechava em torno de sua pessoa e que poderia ser preso a qualquer momento, na tarde da última segunda-feira, 28, Jaconias, acompanhado de um advogado, se apresentou na Delegacia, sendo interrogado pelo delegado titular.
Como não cabia mais flagrante e não havia nenhum mandado de prisão expedido pela justiça da comarca local, Jaconias saiu pela porta de entrada da Delegacia e voltou para casa.
Sofreu atentado:
Às 10:30h da manhã desta terça-feira, 29, quando deixava o bairro Vila Riachão em direção a estação rodoviária, onde tomaria um ônibus com destino a cidade de Itarantim-BA, percebeu que havia alguém o perseguindo. Não demorou muito e ouviu os estampidos em sua direção, até que foi alvejado na coxa e nádega direita.
Conseguiu, mesmo ferido andar por cerca de 300 metros tentando sair da mira de dois elementos que estavam tentando te matar. Uma equipe da Polícia Civil que estava no bairro em diligência colhendo informações a respeito do assassinato do menor L.G.S, ocorrido na noite da última segunda-feira, 28, ouviu os estampidos e coseguiu localizar a rua de onde partiam os tiros.
A vítima foi alvejada na 1ª Travessa Pedro Lima, para onde a viatura da PC foi deslocada. Chegando ao local os policiais ainda conseguiram avistar os dois elementos Wallas e um comparsa, correndo em direção a Rua Sisinio Galvão com a arma na mão.
Houve perseguição aos individuos, mas a região não favorecia a polícia, pois do lado esquerdo da citada rua, existe a fazenda de Francisco Almeida, bem como muito matagal. Os autores fugiram da polícia e se embrenharam pelo mato. Foi solicitado reforço, mas não houve êxito.
Jaconias foi conduzido ao Pronto Socorro do HCR (Hospital Cristo Redentor), onde passou pela sala de Raio-X, para precisar a lesão, descobrindo que a bala estava alojada. Foi solicitada a sua transferência para uma Unidade Hospitalar de Itabuna ou Vitória da Conquista, mas durante todo o dia de ontem, não foi disponibilizada nenhuma vaga para o paciente, que permanece no HCR.
Vingança:
De acordo com Jaconias, esse atentado pode estar ligado ao crime de homicídio que havia praticado contra Samara Neves, ou seja, pessoas ligadas a vítima querem vingar a morte da jovem.
Tio de Samara compra faca de açougueiro com intuito de matar assassino da jovem:
Jaconias estava internado no HCR quando tomou conhecimento de que o tio de Samara, de nome Flávio de Jesus Santos, 56 anos, residente no Loteamento Moradas do Bem Querer, havia sido detido na entrada do hospital por Guardas Municipais quando tentou lhe visitar na tarde desta terça-feira, 29, portando na cintura uma faca nova tipo açougueiro, com 21 centímetros de lâmina.
Flávio de Jesus, tio de Samara confessou na Delegacia o desejo de acabar com a vida de Jaconias, vingando por tanto, a morte de sua sobrinha Samara Neves, 18 anos. A faca foi recolhida no Cartório da Delegacia e o Sr. Flávio de Jesus foi ouvido em seguida liberado.
Como pode ser solto um reu confesso, hoje ele vive aqui em pimenteira , municipio de canavieira pronto pra fazer outea vez
Nossa essa pessoa ai que falou que ele estava vivendo em pimenteiras concertesa mim conhece a não no falou nada convivi com ele quase 5 anos em tempo dele mim matar ainda tive um filho com ele meu filho vai fazer oito anos