Apresentado projeto que convoca plebiscito sobre comércio de armas e munições…

Presidente do Senado informa que levará aos líderes partidários proposta de revisar o Estatuto do Desarmamento e elogia Ministério da Justiça por antecipação de campanha. 

O presidente do Senado, José Sarney, informou ontem que vai submeter às lideranças partidárias a proposta de elaboração de lei que revise o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

Sarney disse também que é possível a realização de novo referendo para tratar do desarmamento. Na última sexta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) defendeu a retomada da discussão sobre o desarmamento e sugeriu a convocação de novo referendo.

— Vou tratar disso na próxima reunião com os líderes dos partidos para ver se nós imediatamente temos condições de votar uma lei modificando o que foi decidido no referendo, e fazendo um novo referendo — afirmou Sarney.

Na consulta popular realizada em 23 de outubro de 2005, 64% da população optou por não proibir o comércio de armas e munições.

— O Rui Barbosa dizia que só quem não muda são as pedras. O que não se deve é mudar do bem para o mal e do mal para o pior. Nós estamos mudando do mal para o bem, de maneira que eu acho que a população vai ser sensível — assinalou o senador.

Sarney elogiou a iniciativa do ministro da Justiça de convocar reunião com organizações não governamentais para debater a realização de nova campanha de desarmamento.

— Acho que qualquer iniciativa no sentido de promover, de criar uma consciência nacional contra o desarmamento é muito bem-vinda. Toda vez que temos armas no país, evidentemente que elas têm por finalidade aumentar o crime — disse.

Já o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), acredita que, antes de um novo referendo, é preciso debater o assunto.

— Eu defendo o desarmamento, acho que deve haver menos armas nas ruas. Sou a favor de uma ampla discussão desse assunto com a sociedade. Sou a favor de ampliarmos a conscientização a respeito desse assunto. Mas esse plebiscito deve acontecer apenas como resultado de um amplo debate — afirmou Jucá.

Ouça a Reportagem da Rádio Senado.

Senador(es) Relacionado(s):
José Sarney

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Um pensamento em “Apresentado projeto que convoca plebiscito sobre comércio de armas e munições…

  1. Conde Jotinha Ribeiro disse:

    Sarney deveria se preocupar com o estado do maranhão onde ele assassinou a educação, saude e segurança publica. Todos os cidadaos tem direito a defesa e a posse de arma é um meio para tal. Estes hipócritas estão acabando com o brasil, pois quem possui má intençao para uso da arma, não vai compra-la em lojas. Quero ter meu direito a defesa, a integridade fisica e tantos outros direitos que nos foram tolhidos por esses legisladores oportunistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *