DIA HISTÓRICO NA SAÚDE DE ITAPETINGA: SOLENIDADE DE TRANSIÇÃO DE CAPS II PARA CAPS III, APROVADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE:

O dia 12 de agosto de 2024 representa um marco na história da Saúde do município! Na noite de segunda-feira, 12, o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), a secretária de Saúde, Rosânia Rabelo, o pastor Neilton Ferreira Ramos da PIBI (Primeira Igreja Batista de Itapetinga), a pastora Linda Freire (Vitória da Conquista), profissionais de saúde do município, equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), coordenação da Rede de Saúde Mental, equipes técnicas da Atenção Primária à Saúde, Especializada, Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica participaram de uma solenidade na sede do CAPS no bairro Clerolândia, de transição do CAPSI II para CAPS III 24 Horas, aprovada pelo Ministério da Saúde – Itapetinga é a única cidade do interior da Bahia com população inferior a 200 mil habitantes que foi contemplada com esse Equipamento que vai atender os municípios da região.

Itapetinga implantou o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial) há 23 anos, oferecendo atendimento psicológico, psiquiátrico, psicossocial, farmacêutico, de enfermagem, além de visitas domiciliares, grupos terapêuticos, alimentação e muito cuidado com seus usuários.

CAPS III terá funcionamento 24 horas que acolhe, cuida, trata e busca promover a reinserção social das pessoas com transtornos mentais graves por meio de ações intersetoriais. Também regulam a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação e promovem suporte à atenção à saúde mental na rede básica.

O CAPS III de Itapetinga conta com oito (8) leitos noturnos próprios para atender aos seus pacientes (4 para homens e 4 para mulheres). A gestão do prefeito Rodrigo Hagge desde o seu primeiro mandato cumpriu sua parte para que esse sonho fosse realizado.

Cada paciente inserido no CAPS III possuirá um programa terapêutico singular e individual, construído entre o paciente, seus familiares e equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, técnicos de enfermagem, monitores, farmacêuticos e técnicos de farmácia). Este modelo privilegia a autonomia e participação ativa do paciente em seu tratamento.

O CAPS busca acompanhar os pacientes e seus familiares por meio de uma clínica ampliada, possibilitando a reinserção social dos pacientes, seu processo de reabilitação psicossocial, o direito à cidadania, acesso ao trabalho e ao lazer, seguindo as diretrizes da Reforma Psiquiátrica.

O CAPS III atenderá Itapetinga e os municípios da região do Médio Sudoeste. A sede do CAPS passou por melhoria e a casa ficou linda, com ampliação física e moderna, climatizada, mobiliário novo, ambiente humanizado voltado para o acolhimento de pacientes do sexo masculino, ambiente para pacientes do sexo feminino, a equipe do CAPS III foi ampliada e passou por capacitação recentemente em Vitória da Conquista.

Hoje, o município possui uma Rede de Saúde Mental consolidada com CAPS III, CAPS/AD, Residência Terapêutica e Ambulatório de Saúde Mental. A Rede de Saúde Mental de Itapetinga é referência na Bahia, sendo que o nosso CAPS é tido como modelo e auxiliou muitos municípios na implantação do equipamento.

Para comemorar essa Transição, a coordenação do CAPS promoveu um cerimonial que culminou com um culto de Gratidão a Deus, presidido pelos Pastores Neilton Ramos de Itapetinga e Linda Freire (Vitória da Conquista), com louvores, leitura da Palavra de Deus e oração de gratidão.

“Esse é um dia que entrou pra história, um sonho que virou realidade, estou emocionada em falar desse equipamento de saúde mental (CAPS III), que atenderá a nossa população e os munícipes da região com funcionamento 24 horas, com internação provisória de pacientes em surto psicótico, atendendo a uma grande demanda da nossa região”, enfatizou Rosânia Rabelo.

“É memorável esse dia, pois o nosso coração está irradiante. Vamos oferecer além dos bons serviços que o CAPS sempre buscou destinar à comunidade ao longo dos últimos 23 anos, a partir de agora estaremos ofertando um CAPS 24 horas, equipamento que irá servir toda região do Médio Sudoeste. Queremos agradecer o empenho do nosso gestor Rodrigo Hagge, da nossa secretária Rosânia Rabelo, por nos darem condição de avançarmos na área da Saúde Mental de Itapetinga”, disse Jádira Gomes – Coordenadora da Rede de Saúde Mental.  Jádira Gomes falou com a nossa reportagem. Para ouvi-la basta clicar no PLAY abaixo.

“Um marco histórico, sem dúvidas, pois somos referência na Bahia, prova disso é que apenas três municípios baianos (incluindo Itapetinga) foram convidados em Salvador para participarem do Seminário sobre Desinstitucionalização de Pessoas com problemas de Saúde Mental, onde o nosso CAPS foi citado como referência, o nosso trabalho alinhado com a Coordenação da Rede de Saúde Mental”, enfatizou Betânia Gama – Psicóloga – Coordenadora do CAPS III. Betânia concedeu entrevista à equipe do Itapetinga na Mídia e explicou como vai funcionar o CAPS III 24 horas. Para ouvir a reportagem basta apenas clicar no PLAY abaixo.

“A Rede de Saúde Mental de Itapetinga fecha esse ciclo com chave de ouro com o advento da transição do CAPS II para o CAPS III, pois a casa está linda, climatizada, com equipamentos novos, espaço humanizado e equipe altamente capacitada para atender aos usuários da rede. Esse dia marca a história, marca a gestão, principalmente na prestação de serviços aos usuários da Rede de Saúde Mental de Itapetinga e da região do Médio Sudoeste”, declarou Rodrigo Hagge. Para ouvi-lo basta clicar no PLAY abaixo.

Registro Fotográfico com a colaboração de Fábio Nogueira

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *