A Guarda Civil Municipal de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, desenvolve há cerca de quatro meses no ITC (Itapetinga Tênis Clube), instruções de condicionamento físico voltadas para o efetivo da GCM e convidados, trabalho que vem sendo conduzido pelo instrutor da GCM Vanderlei da Silva, GM graduado em Educação Física, o qual já deu entrada no CREFI-13/BA-SE, e aguarda avaliação.
Por enquanto, cerca de 20 membros da Guarda Civil Municipal participam do treinamento, onde recebem instrução com explanação explicativa sobre conceito e benefícios na regularidade de exercícios físicos. Também são realizados alongamento e outras atividades físicas.De acordo com o instrutor, GCM Vanderlei Silva, ex-comandante da instituição, graduado em Educação Física, o principal objetivo das instruções de condicionamento físico está relacionado à saúde do guarda municipal, o que é fator decisivo no melhor andamento do serviço exigido cotidianamente pela instituição. “É preciso despertar o interesse do guarda pela prática da educação física como ferramenta ligada diretamente a melhoria da qualidade de vida”, relatou o GM Vanderlei.
O Comandante da GCM, Givaldo Viana, informou que os treinamentos ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, e que seria bom se todo efetivo da GCM de Itapetinga participasse da instrução. “Vamos trabalhar uma alternativa para relacionar a atividade física como prática permanente, porém, é preciso que nossos GMs tenham a consciência que o hábito do exercício muscular só traz benefícios”, garantiu o comandante.
é tem que rever essas condições físicas mesmo tem uns ai que ja tão acima do peso ai tem que ir pra reserva os caras não fazem nada pra melhorar qualidade de vida deles como vão ajudar os outros.