O Complexo Policial de Ibicuí que abriga a Delegacia Territorial, distante 82 km de Itapetinga e integra a 21ª COORPIN, demonstra fragilidade na sua estrutura como Unidade Prisional (delegacia com carceragem), pois foi palco de mais uma fuga de presos.
Na madrugada deste sábado, 26/09/15, os presos Renan Silva Costa, Milton Patez Neto e Ueberson Rocha Morais, conseguiram serrar uma barra de ferro da cela onde estavam custodiados e fugiram pela área do Banho de Sol.
De acordo com apuração da Polícia Civil, o detento Renan Silva, serrou uma barra Ferro da cela em que estava, depois usou a barra de ferro para quebrar os cadeados e ainda usou uma corda feita com lençóis (conhecida como teresa) para acessar a área externa da Unidade Policial.
Os presos Renan Silva Costa e Milton Alves Patez Neto, estavam custodiados a disposição da justiça criminal de Ibicuí, por suspeita de envolvimento em crime de estupro. Já o detento Ueberson Rocha é suspeito em crime de homicídio.
O Guarda de plantão contou que percebeu a situação e imediatamente procurou ligar para o DPM de Ibicuí, mas ninguém atendia o telefone. Esta foi a segunda fuga em menos de 15 dias, numa demonstração de que a Delegacia Territorial de Ibicuí, com a chegada dos presos de Iguaí, após implantação do DISEP, superlotou a Unidade Policial e não tem estrutura para segurar tantos presos.
O preso Ueberson Rocha que havia fugido na companhia dos colegas, já está de volta ao xadrez, pois foi apresentado na dita delegacia por sua mãe que não aprovou a ideia do filho em ter deixado o xilindró usando os métodos empregados na fuga.
Perícia de local…
O delegado titular interino da DT de Itapetinga, Dr. Irineu Andrade, em substituição ao gozo de férias de Dr. Roberto Júnior, após tomar conhecimento da fuga, solicitou Perícia do Local, para onde foi deslocada uma equipe do DPT – composta pelo Perito Criminalístico (Dr. José Carlos) e o perito técnico André.
Vale ressaltar que foi encontrado no interior de uma das celas um pedaço de lâmina de serra com adaptação de cabo improvisado. Dra. Rosilene Moreira (Coordenadora Regional da 21ª Coorpin) foi informada da situação.