Há mais de dois meses o Setor de Identificação da SSP/BA, que funciona no prédio do Complexo Policial de Itapetinga, não expede sequer uma carteira de identidade. O referido documento é essencial na vida dos cidadãos.
O serviço de confecção do mencionado documento funciona através de um convênio celebrado entre a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia e o Município de Itapetinga. Este Convênio, ao que se sabe, se encontra em pleno vigor.
A falta de atendimento no Posto de Identificação se dá em decorrência da carência funcional do órgão. Os dois únicos servidores ali lotados estão afastados de suas funções por motivo de doença. Eram eles que realizavam os serviços de atendimento ao público e, sem os mesmos, os munícipes não conseguem atendimento.
Até então, nem a SSP/BA e muito menos o Município adotaram quaisquer providências a fim de resolver o imbróglio.
Em Itapetinga, cidade de cerca de 70 (setenta) mil habitantes, não há um SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), ou mesmo, qualquer outro aparato do Estado que possibilite aos cidadãos extrair o seu RG.
O serviço procurado está, em parte, sendo suprido na vizinha cidade de Vitória da Conquista, distante 100km desta urbe.
Afora à distância, outro contratempo é o fato de que em Vitória da Conquista são entregues por dia, apenas 50 (cinqüenta) senhas para atendimento. O Número é insuficiente para a demanda do serviço.
O que me chama a atenção, como cidadão, é que nenhum noticioso jornalístico deste município tenha comentado o assunto, uma vez que, nossa cidade é um pólo regional para onde convergem diversas pessoas à procura dos mais variados atendimentos, dentre eles, a confecção de sua Cédula de Identidade.
Sendo assim, cabe perguntar:
De quem é culpa pela falta do atendimento? Quais as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema? Quando o problema vai ser solucionado? Quem tiver as respostas, favor, apresentá-las.
Walmir Freitas
www.itapetinganamidia.com
Chega a ser ridícula a situação em que Itapetinga se encontra, em Junho eu procurei informações para fazer minha carteira de identidade, mas eles me mandaram voltar no mês seguinte, em Julho eu enfrentei a fila e consegui marcar para fazer a minha primeira identidade em Agosto, depois de feita a data marcada para entrega foi dia 25 de Outubro, e quando fui buscar, eles me disseram que só irão receber dia 04 de Novembro, então eu estou impossibilitada de me inscrever no vestibular da UESB, que é a única opção cabível após 5 meses de espera, se eu soubesse que não poderia me inscrever sequer no ENEM eu teria procurado fazer por Vitória da Conquista.
As inscrições do vestibular acabam um dia antes de eu receber meu documento, eu me pergunto o motivo do descaso ser tão grande com a população dessa cidade.
Atenciosamente, alguém que vai ter todo seu ano comprometido por causa do descaso dos orgãos públicos.