FUNDAÇÃO MOVIMENTO DE CORAIS CANTO DAS ARTES REALIZA I FEIRA CULTURAL EM ITAPETINGA.

 

A Fundação Movimento de Corais Canto das Artes de Itapetinga (F.M.C.C.A), com 41 anos de fundação, que tem como Lema: Proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, de forma harmônica, prazerosa, direta ou indiretamente inserindo-as no contexto social. Voltada para o compartilhamento das ações, como também para a inclusão social, tornando o cidadão participativo, empreendedor, crítico, harmônico no meio em que vive, elevando a sua auto-estima e consequentemente do outro, buscando retorno através da geração de renda o que irá contribuir para apoiar no sustento da família.

A Fundação Movimento de Corais Canto das Artes promoveu nesta segunda-feira, 20, a 1ª FEIRA CULTURAL da instituição, evento que faz parte das ações e atividades do PROJETO MÚSICA E ARTE, EXERCÍCIO DE CIDADANIA, patrocinado pela PETROBRÁS, em convênio com a referida entidade, por meio de Edital.

O PROJETO MÚSICA E ARTE, EXERCÍCIO DE CIDADANIA trabalha a Inclusão Social e defende os Direitos da Criança e do Adolescente, através de Intercâmbio Cultural, dentro do Território 8 (Itapetinga) e fora do Território. As ações e atividades desenvolvidas no Projeto são compartilhadas através dos Territórios (8 – Itapetinga / 6º Litoral Sul e 13 – Sertão Produtivo).

O Projeto conta com uma Equipe seleta de Coordenadores e Monitores que não medem esforços para trabalhar com crianças e jovens. Atualmente o Projeto tem 200 alunos (crianças e jovens). O convênio com a PETROBRÁS é de dois anos, sendo que foi assinado em 2010.

Atividades do Projeto:

Música, Artes Plásticas, Artesanato, Terapia Holística, com vista ao exercício da cidadania. Busca para crianças, adolescentes e jovens oportunidades de inserção social, o que irá contribuir para melhorar sua qualidade de vida. Trabalha com 200 crianças, adolescentes e jovens de 3 a 17 anos diretamente; e com uma média de 100 pais.

 A Fundação tem apoio da Petrobrás por meio de editais.

A primeira vez em que concorreu foi em 2004, para R$ 42 mil. Em 2010,  a entidade receberia algo em torno de R$ 140 mil. O grupo conta com orquestra própria e já se apresentou em diversas cidades do País. “Há mais de 10 anos participamos do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Antiga, em Juiz de Fora (MG). São os mais renomados músicos do Brasil e da Europa”, conta Leniza.

EQUIPE DO PROJETO MÚSICA E ARTE / EXERCÍCIO DE CIDADANIA.

Um (a) Coordenador (a) Pedagógico (a) / Um (a) Auxiliar de Coordenação / Um (a) Assistente Social / Um (a) Terapeuta Holístico e 06 Monitores, sendo quatro (04) de Música / 01 de Artes Plásticas e 01 de Artesanato.

Outro Projeto que a Fundação contemplou foi o Ponto de Cultura através do Governo do Estado da Bahia, que conta com mais 150 crianças e cinqüenta (50) idosos (3ª Idade). As atividades dos Alunos da Instituição foram expostas durante a realização da 1ª FEIRA CULTURAL, na Concha Acústica (em Itapetinga), onde os trabalhos foram elogiados pelos visitantes.

Apresentações culturais com Idosos e Crianças dos Projetos, trabalhos de Oficinas, Arte, Música, Cultura, Artesanato, Pinturas em Telas e Tecidos, Comidas Típicas, Farmacinha da Terra (desenvolvida pelos Idosos), Show ao vivo com os Cantores Sertanejos João do Campo e Vadim Viola Verde (integrantes do Projeto – Idosos), entre outras expressões durante a Feira Cultural.

GALERIA DE FOTOS DO EVENTO.

[nggallery id=136]

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA FUNDAÇÃO MOVIMENTO DE CORAIS CANTO DAS ARTES (ITAPETINGA-BAHIA).

Fundação Movimento de Corais Canto das Artes 

 

Funcionando desde 1970
Fundação desde – 22/11/1984 (registrada)


Proposta da Instituição

1. Missão: Proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, de forma harmônica, prazerosa, direta ou indiretamente inserindo-as no contexto social.

2. Proposta: Voltada para o compartilhamento das ações, como também para a inclusão social, tornando o cidadão participativo, empreendedor, crítico, harmônico no meio em que vive, elevando a sua auto-estima e consequentemente do outro, buscando retorno através da geração de renda o que irá contribuir para apoiar no sustento da família.

3. Modalidade: Inspirada nos princípios do Pedagogo Edgar Willems, que defende a ligação entre o Ser Humano e a Música e também do Pedagogo Suzuki o grande criador do Método Suzuki, responsável pela divulgação e pelo estudo do violino no mundo inteiro. Como também nos trabalhos pedagógicos das professoras Carmem Mettig e Leniza Souza Santos. As atividades de Artes Plásticas, Artesanato e Dança, expressam sentimentos e contribuem para a realização pessoal e coletiva, oportunizando o pleno exercício da cidadania a todos envolvidos.
“Na tela, é a harmonia do conjunto que realiza a obra de arte.” (W.Kandinsky)

4. Gestão: Ocorre de forma descentralizada e busca o envolvimento da comunidade no sentido de desenvolver o senso de uma gestão democrática, onde os participantes pensam na sua organização individual e coletiva, visando o bem comum, o que objetiva comungar ideais por uma sociedade justa e humana mediante ações sócio-educativas e culturais.

5. Ações desenvolvidas:
• Música:
. Estudo de Musicalização infantil / Teoria musical;
. Instrumentos de corda, metal e madeira;
. Prática de orquestra: escola, câmara, sinfônica e folclórica;
. Prática de regência;
. Canto e Canto Coral;
• Artes Plásticas:
. Pintura em tela/ tecido/mural/vitral.
• Artesanato;
• Cidadania (normas de convivência, valores, pluralidade e diversidade cultural);
• Ação Corpo/ Mente:
. Musicoterapia (trabalho em grupo);
. Terapias (massagem corporal, relaxamento, ante-stress, cromoterapia, Reiki,
acupuntura. Florais de Bach);
. Tratamento odontológico (parceria. Rotary Club – 2004 a 2010).
• Intercâmbio Cultural:
. Território de Itapetinga (08), Vitória da Conquista (20), Sertão Produtivo(13), Litoral Sul(05), Metropolitana de Salvador (26), Velho Chico (02), Sul e Sudeste de Minas Gerais e Brasília-DF;
. Com as escolas de formação dos alunos do ensino fundamental e médio do Município de Itapetinga;
. Com outras instituições não-governamentais – APAE, IPAM, ITAIRÓ, Pastoral da Criança, entre outras.
• Dança:
. Clássica;
. Barroca;
. Contemporânea.
• Brechó.

5. Público alvo:
• 450 crianças, jovens e adolescentes de 03 a 24 anos;
• 250 Pais;
• 50 Idosos;
• 4.000. Sociedade em geral (expectadores). Este público varia de acordo a localidade e região.

6. Patrocínios/Parcerias:
• PETROBRAS (2004 a 2008; 2010);
• Prefeitura Municipal de Itapetinga (2005 a 2010);
• Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2007 a 2010);
• Secretaria de Cultura do Estado – SECULT (2008 a 2011);

7. Apoio:
• Supermercado Rondelli;
• Jornal Dimensão;
• Rotary Club;
• Empresa Vale Dourado;
• Empresário Gildécio Tamborí (Chico Ferro Velho);
• Loja Maçônica;
• Bertin
• Diklatex;
• Professoras:
• Camen Mettig Rocha (Diretora do Instituto de Educação Musical da Bahia-IEM);
• Maria Isabel S. Santos (diretora/presidente do Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora – MG).

8. Equipe de Trabalho:
• 01 Professor – Campo das Artes Plásticas;
• 02 Professores – Campo da Música;
• 01 Profissional – Auxiliar de Disciplina (professora);
• 12 Monitores – Campo da Música e Artes Plásticas;
• 01 Psicanalista;
• 01 Auxiliar Administrativo;
• 01 Auxiliar de Serviços Gerais;
• 01 Contador.

Voluntários:
• 01 Voluntário na prática de regência de coro e orquestra;
• 01 Pedagoga;
• 01 Pedagoga/Terapeuta;
• 01 Monitor no campo das Artes Plásticas, Música e Artesanato;
• 04 Voluntários articulação de eventos sociais (atende de forma alternada).

Obs. 1. A Fundadora, Diretora Presidente, Profª, Maestrina Leniza Souza Santos gerencia todo o trabalho de forma compartilhada e descentralizada junto ao grupo tornando uma ação prazerosa e harmônica.

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 28 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016. Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, membro e representante da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98818-9065 (Whatsapp) / E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

3 thoughts on “FUNDAÇÃO MOVIMENTO DE CORAIS CANTO DAS ARTES REALIZA I FEIRA CULTURAL EM ITAPETINGA.

  1. Ednaíldes meira Santos almeida disse:

    trabalho na fundação coral canto das artes onde a fundadora e maestrina professora leniza santos é a diretora geral. é muito prazeroso trabalhar neste local, pois nós trabalhamos com inclusão, e conseguimos na sua maioria realizar com sucesso este trabalho. atuo na área de disciplina dos alunos, juntamente com os coordenadores e monitores. gostamos do nosso trabalho, pois estamos lidando diretamente com o afetivo e social destas crianças.é muito bom ver a realização profissional destes alunos. muitos chegam sem perspectiva alguma e saem tocando e muitos realizados como seres humanos.é feito todo um trabalho com eles. não é apenas um cantar por cantar. nos preocupamos como um todo. leniza está de parabéns, pois não é fácil um trabalho como este. são muitos os desafios a serem conquistados e alcançados. mais uma vez, desejo que esta fundação continue e que mais pessoas possam ser tocadas a nos ajudar, para continuação deste trabalho. a luta é grande, os desafios são muitos, mas, creio que tudo que se faz com deus no centro de tudo e com muito amor, sempre teremos a vitória. uma abraço a todo os meus colegas de trabalho.
    professora dina (orientadora da fundação)

  2. Ednaíldes meira Santos almeida disse:

    Peço desculpas por palavras estarem em minúsculas. E também por ter iniciado com minúscula. Pelo fato das letras saírem com maiúsculas, não me atentei ao fato. Desculpem-me.

  3. samille dias disse:

    adoro o coral…a professora lenisas estar de parabens pois como estes trabalhos voltado para ajudar como distraçao dos alunos de baixa renda familia ou que tem
    desejo de ser um grande musico ou artes de qualquer ária,vira realidade.
    o coral canto das artes fornece melhoras no aprendisado de aria crianças assim tirando-as das ruas e conseguindo com que ela sejaao grandes artistas mais q isso grandes poessoas de bem…novamente parabens por esse lindissimo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *