Em Itapetinga, sudoeste da Bahia, adolescentes infratores estão causando preocupação às autoridades policiais, diante do número alarmante de assaltos a mão armada, praticados por eles nos últimos dias. Transeuntes e estudantes estão sendo vítimas fáceis de adolescentes armados de faca ou de revólver. O alvo principal dos infratores tem sido o celular de Android, um produto de de fácil movimentação no mundo do crime.
Este tipo de aparelho pode ser trocado facilmente nas bocas de fumo por droga ou vendido a preço de banana como pagamento de droga no caso de (usuário). Fosse o tempo que traficante tinha raiva de (ladrão), pois a presença de ladrões em áreas de boca de fumo era sinônimo de policiamento ostensivo, contrapartida, prisões eram efetuadas e as bocas eram desarticuladas.
Hoje em dia, o ladrão tem sido requisitado para movimentar o tráfico de drogas, pois como todo mundo sabe, ladrão consegue dinheiro com muita facilidade através dos assaltos (roubos), furtos, entre outros crimes… Somente nas primeiras horas do dia, nesta segunda-feira, 24/08/15, três estudantes de uma Cooperativa de Ensino, foram assaltados por dois adolescentes armados de faca no momento em que aguardavam o transporte escolar nas imediações da AABB, no Bairro Morumbi.
Os estudantes com idade entre 14 e 16 anos, foram assaltados simultaneamente e tiveram seus aparelhos celulares com Android roubados. As vítimas acompanhadas dos pais ou familiares estiveram na Delegacia Territorial de Itapetinga e registram o Boletim de Ocorrência.
O Serviço de Investigação da DT, já tem alguns nomes suspeitos e trabalha para identificar os autores, ouvir as vítimas e testemunhas e concluir o relatório, a fim de que o delegado faça o requerimento ao Ministério Público e à Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itapetinga, de Internação Provisória de alguns adolescentes infratores.
Nos últimos dias, alguns infratores que tinham sido apreendidos durante a Operação Paz no São João, no mês de junho deste ano, por envolvimento em crimes de homicídio e roubo, já foram encaminhados ao Projeto Na Varanda de Vitória da Conquista (para se submeter à Medida Socioeducativa) e ao CASE em Salvador (Comunidade de Atendimento Socioeducativo) para ressocialização.
Inclusive, um deles, envolvido com crime de homicídio em Itapetinga, fugiu do Projeto Navaranda de Vitória da Conquista, um dia depois de se apresentar. A Polícia monitora o adolescente para apreendê-lo novamente.