Quem quer morar em Cidade Limpa tem que fazer sua parte! O meio em que vivemos está em constante mudança, existem alguns benefícios, mas também existem devastações, poluições e destruições. A preservação do meio ambiente deve partir dos seres humanos, que na maioria das vezes fazem o contrário.
É preciso sim que o processo de crescimento humano seja evoluído, mas antes disso é extremamente importante que as pessoas sejam conscientes de seus atos. Esses atos podem destruir o meio ambiente em pouquíssimo tempo dependendo da maneira como as coisas ocorrem.
A Prefeitura de Itapetinga promoveu na manhã deste sábado (23/03), uma grande Mobilização em prol do Meio Ambiente, contando com o apoio de várias Entidades Não Governamentais: Atiradores do Tiro de Guerra 06-023 / 6ª Região Militar, Guarda Mirim, CIED (Centro de Instrução e Educação Disciplinar), ABENFAC, SAAE com uma caçamba e funcionários, Vulcabras/Azaléia (Equipes de Meio Ambiente, Brigada de Urgência e Emergência e Segurança do Trabalho), envolvendo as Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Transportes e Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, visando a realização de um Mutirão de Limpeza na região do Grotão do Otávio Camões, para retirada de lixo e entulho.
Muita gente contribui com a sujeira do local…
Quando nos aproximamos do Grotão do Otávio Camões, onde estavam as equipes envolvidas na ação, presenciamos cerca de 20 atiradores do Tiro de Guerra e membros da Guarda Mirim de Itapetinga utilizando um cabo de guerra e um cordão humano, do centro do grotão até o alto da Avenida Flamengo, para retirada de utensílios do lar e móveis descartados (sofás, colchões de solteiro e casal, tanquinho, cadeiras plásticas, malas de viagem, baldes, latas diversas, garrafas pet, de vidro, pneus, capacetes, todo tipo de lixo doméstico e até animais mortos em sacolas (em estado de decomposição).
Nessa localidade onde os Gurreiros Voluntários estavam trabalhando é de difícil acesso e impossibilita a entrada de máquinas e veículos, além de ser muito íngrime, tanto que o repórter Sizinio Neto sentiu na pele a dificuldade que a equipe teve para executar as ações, vez que o mesmo desceu através do cabo de guerra e acompanhou tudo de perto através das lentes do Itapetinga na Mídia.
Enquanto os atiradores do Tiro de Guerra e membros da Guarda Mirim adentravam o grotão para retirada do lixo de maior volume, José Reinan (Secretário de Transportes e Serviços Públicos), coordenava o trabalho debaixo da passarela Lucas da Ambulância, orientando o maquinista Soldado para abrir um acesso com a pá carregadeira para retirada de lixo e entulho.
Carlos Leôncio (Secretário de Meio Ambiente) comandava sua equipe que foi empregada na limpeza com utilização de roçadeira costal, foice, retirada de lixo, transporte de material e equipe de apoio, bem como monitoramento em toda a área de trabalho.
Os membros do CIED e os adolescentes da ABENFAC ficaram com a Campanha Educativa no bairro Otávio Camões e adjacência, com entrega de material educativo, folders e panfletos informativos, com intuito de conscientizar a comunidade a não poluir o meio ambiente, principalmente a área de acesso ao grotão.
Equipes da Vulcabras/Azaléia e demais entidades participantes contribuíram significativamente com o Mutirão de Limpeza, todos participaram ativamente e o resultado foi o seguinte: Retirada de 25 caçambas de lixo doméstico e entulho somente debaixo da passarela; 12 caçambas de lixo doméstico em toda extensão da Avenida Flamengo, oriundo do grotão, com a ajuda de atiradores do TG e membros da Guarda Mirim. Para retirada desse material foi utilizada a caçamba menor do SAAE.
A coordenadora da Proteção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sra. Ilka Yara Maia, filha do saudoso Lucas da Ambulância (homenageado com o nome da Passarela) permaneceu no local do começo ao fim e auxiliou a equipe da Secretaria de Meio Ambiente durante a distribuição de lanche e água para todos os participantes da ação.
Segundo Carlos Leôncio (Secretário de Meio Ambiente), esta ação já estava sendo programada pela prefeitura, pois só seria possível através de uma mobilização envolvendo todas as secretarias e departamentos, vez que a localidade não tinha acessibilidade para veículos e o volume de material (lixo e entulho) não tinha como ser retirado somente com os esforços da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente).
O secretário de transportes e serviços públicos, Zé Reinan disse que estava muito preocupado com a quantidade de lixo doméstico encontrada no local, o que prova que parte da comunidade ainda não se conscientizou.
"Estou muito triste com a falta de consciência das pessoas que insistem em jogar lixo nessa área do grotão, onde o carro de coleta tem acesso todos os dias para apanhar o lixo, tanto de um lado quanto do outro da passarela. Lamentamos as críticas sobre a sujeira do local, mas o que encontramos aqui hoje é inadmissível, as pessoas fizeram dessa área um lixão, onde jogam de tudo, sem se importar com o meio ambiente", declarou Zé Reinan.
Queremos parabenizar os Guerreiros Voluntários e as demais pessoas envolvidas no Mutirão de Limpeza realizado na manhã deste sábado (23/março) em Itapetinga… [nggallery id=498]
parabéns,continuem trabalhando pq vcs estão fazendo a obrigação que é a de manter a cidade limpa.falta o bandeira que o lixo está tomando conta e os matos da rua joaquim aguiar
Concordo que a população precisa se conscientizar. Essa quantidade de lixo retirado é um absurdo. Porém, vale lembrar q a prefeitura simplesmente abandonou esse local. Não existe monitoramento da área, não existe trabalho de educação ambiental no entorno (fizeram esse trabalho de conscientização agora, depois q o problema já estava grave), não existe nenhuma intervenção para tornar esse local como uma opção de lazer. Existia (ou ainda existe, sei lá) um projeto para transformar essa área num parque. Porém, mudou de governo, e todos os projetos do governo anterior foram simplesmente abandonados. O poder publico tbm precisa fazer a sua parte para manter essa área, q está totalmente abandonada.
Belo trabalho da prefeitura municipal ,parabéns!
Kd o projeto de recuperação do rio catole, despoluir e plantio de arvores, a cidade 100% saneada teve inicio gestao passada, 4 anos se passou e nada e mas 4 vai chegar nada.
Falta esse multirão também no grotão que divide o Otávio Camões e Clodoaldo Costa. Falta um controle de zoonose que retire das ruas animais que não são cuidados pelos seus donos e comem no lixo rasgando-o pelas ruas e adjacências trazendo urubus pra nossos telhados.
ACORDA sec. de limpeza publica, meio ambiente e vigilância sanitária.
Muito bem lembrado, o grotão que divide o Otávio Camões e o Clodoaldo Costa, está um horror, de lixo, de mato, de entulhos. é urgente a situaçao!!!
vila isabel esta abandonada a avenida do clube da azaleia a entra para vila q da asseso a o campo da vila nao tem gari limpando os matos estao tomando conta da frente das casa vamos tomar providencia prefeitura os urubus tao tomando conta da cidade toda
a guarda miri de itapetinga ta de barams so falta o prefeito da assitensa voces da guarda por que ele nao ta dano atecao voces da guarda nao so qui guem ajuda deus ajuda ta bom nao desita nao voces sao o futuro da guarda a gurda miri pede ajuda do prefito ze carlos ajunda gurda seu prefeito ajuda guarda qui deus te ajueda……