O Tribunal do Júri da Comarca de Itapetinga, sob a presidência da Exmª Senhora Doutora Juíza de Direito, Dra. Julianne Nogueira Santana Rios, promoveu nesta quinta-feira (13/12), a 8ª e última Sessão de Julgamento do ano de 2012, tendo como réu, o jovem Alessandro Pereira Dias, vulgo "Lourinho", 26 anos, ajudante de pedreiro, residente na Rua Pernambuco, nº 50, bairro Nova Itapetinga (preso há mais de um ano), acusado de ter assassinado Paulo Henrique Costa Alves, 37 anos na época, com disparos de arma de fogo a queima roupa, na noite do dia 23 de abril de 2011, numa Sexta-Feira Santa.
Organização do Júri:
A Sessão do Júri foi presidida pela competente Juíza de Direito, Dra. Julianne Nogueira Santana Rios;
Na acusação: O atuante Ministério Público, representando pela Titular do Tribunal do Júri, Dra. Genísia Silva Oliveira (Promotora de Justiça);
Na Defesa: O advogado criminalista – Dr. Florivaldo Brito (muito competente, excelente orador);
Conselho de Sentença: Sete Jurados, sendo cinco homens e três mulheres;
Sentença Prolatada: Condenado a 12 anos de reclusão em regime fechado.
O CRIME:
Era noite de Sexta-feira Santa, 23 de abril de 2011, e Paulo Henrique Costa Alves, de 37 anos, estava na Rua Waldir Pires, onde morava, e acabou surpreendido por um rapaz que estava no interior de um veículo. De repente, três tiros atingem em cheio Paulo Henrique na nuca, pescoço e tórax. Ainda agonizando no chão, Paulo Henrique recebeu os primeiros socorros de sua genitora, D. Idalice da Silva Costa Alves (Evangélica), que naquele momento dizia: “Jesus te ama, meu filho! Jesus te ama, meu filho!”.
Quando preso e interrogado, “Lourinho” revelou que andava armado com medo de morrer pelas mãos de Paulo Henrique, como ocorreu com seu irmão em 2007, e que no dia do crime a vítima teria feito menção de pegar arma na cintura, ao tempo em que fez os disparos. (Relembre a matéria do Itapetinga na Mídia clicando aqui).
"Lourinho" chegou ao Fórum Local escoltado pela Polícia Militar e ao adentrar o Salão do Tribunal do Júri, teve um comportamento repugnante, pois ostentava o deboche, com semblante de riso, gesticulando as mãos, trajando a camisa do Corinthians, como se estivesse comemorando a vitória do seu time preferido, bem como a certeza de que seria absolvido, pois sustentou a tese de légitima defesa durante seu interrogatório perante o juízo.
A promotora de Justiça Dra. Genísia Oliveira decepcionada com o que havia acabado de presenciar, acionou um Oficial de Justiça para repreender o réu, dado o seu comportamento durante a Sessão do Júri e explorou durante seu pronunciamento, a atitude e comportamento do assassino, a quem o considerou "frio", "perverso", "assassino cruel".
Tese da Acusação: Homicídio qualificado
Teses da Acusação: Legítima Defesa Putativa (Meio pelo qual alguém, por erro justificável pelas circunstâncias, repele aquilo que lhe parece ser uma agressão injusta e atual); Inexigibilidade de Conduta Diversa; E, durante a Tréplica, ainda presentou a tese de "Homicídio Privilegiado", com intuito de diminuir a pena.
O Conselho de Sentença acatou a Tese do Ministério Público (Homicídio Qualificado), descartando as Teses da Defesa, pedindo pela condenação do réu. Ao final, a Dra. Julianne Nogueira Santana Rios prolatou a sentença condenatória, fixando a pena definitiva em doze (12) anos de reclusão em regime fechado.
O réu que estava custodiado no Complexo Policial desde a época do crime, será recambiado para o Presídio de Jequié, para cumprimento da pena, sendo levado de volta ao xadrez, escoltado pela PM.
Na saída do Fórum, antes de entrar na Viatura da PM, proferiu uma série de afirmações dizendo que "teria rachado o crânio da vítima com gosto; que o faria novamente; que estava satisfeito com o resultado da pena, pois haveria de sair após um ano de presídio; ameaçou os familiares da vítima, dentre outros despautérios". [nggallery id=410]
A impunidade para o lourinho,e para o ”Paulo tatuagem” que ficou 3 anos tirando onda com a cara da justiça e da familia do ”Paulo sérgio” ums do que eles matou no grotão…
Agora esse lixo ta ardendo no 6 porque ele chegou muito tarde no 5 dos inferno…
As irmãs dele são retardadas porque elas que java do irmão que roubava os pertenses delas pra usar drogas,e elas comentava pra todos no trabalho q ele tinha roubado o notbook delas?
o paulo henrique ficou tiranda onda com a familia do alesadro 3 anos tempos de mata paulo sérgio cater a justiça so para um a familia de alesadro e amigo de paulo ségio também sofre por ter petido paulo sérgio .
so tem justiça para um hesrique ficou 3 anos souto tempos de tem matando paulo ségio so lamento por essa justiça brasileira.
È, parece que agora você Adriano tem motivos para se preocupar com as “falações” do Sisinio rsrsrsr, aí fico pensando, como o lourinho não estava só no dia do crime, me pergunto quem mais pode ir pra prisão por cumplicidade.Agora é esperar pra ver.
deixa quieto adriano, sabe pq? pq lourinho vai tirar a cadeia dele tranquilo de boa um dia ele sai de lá e o paulo henrique háa vai lá no cemiterio que vc vai ver onde é a cadeia dele e o pior que esta cadeia dele nao deixa ele sair mais nunca, haaa e ele ta dentro do inferno se queimando todo opa ja deve ter virado pó para o diabo ta soprado kkkk os capetas deve ta soprando tbm…
sei que vc vai excluir todos os comentarios viu sizinio neto os comentarios que estao falando mal do mostro paulo henrique
olha as carinhas de sonsos (as) ummm que peninha neh so lorinho que matou seu capeta neh e quer dizer que seu capeta nao tirou a vida de paulo sergio nao neh hum inocente ele
kkkkkkkkkkkkkk vocês estão se roendo porque lorinho foi condenado, deviam estar é aliviados por se verem livre da sua presença odiosa.Ainda bem que Itapetinga terá menos um mau cárater nas ruas.E, a pro pósito, quem fica defendendo bandido é bandido também.
Não conheço nenhum dos dois, nem vítima nem acusado, mas fiquei chocada com a descrição que foi feita do assassino.Se uma pessoa comete um ato desse e não se arrepende é um monstro, e definitivamente constitui uma ameaça para a sociedade.Ontem estava no trabalho, e em meu horário de almoço ouvi o programa do Sisínio, aproveito para parabenizá-lo pela acuidade das informações, que permitem que a população fique a par dos acontecimentos da nossa cidade.Meus colegas de trabalho e eu ficamos consternados ao ouvir as falas da irmã do assassino, e percebi a baixeza de seu caráter e a falta de consciência que intenciona rotular os cidadãos de bem dessa cidade de néscios e disparatados por se posicionarem contra a conduta de um assassino confesso e debochado, como bem disse a ilma. promotora.Parabenizo também aos jurados pela sábia decisão.Obrigada.
Esse idio ta mato meu tio esse retardado iduo