Entre os dias 25 e 26/10 (terça e quarta-feira), Policiais Militares da 8ª CIPM tiraram de circulação quatro armas de fogo em três cidades de cobertura da Companhia, trazendo assim uma maior tranquilidade à população e evitando que algo de pior pudesse acontecer caso essas armas continuassem em mãos erradas.
Por volta das 11h de terça-feira (25), um cidadão informou a uma guarnição do 2º Pelotão da 8ª CIPM lotada em Iguaí, que o ex-cônjuge de sua esposa tentou invadir sua residência com um objeto dentro de um saco que se assemelhava a uma espingarda.
De pronto, os policiais militares deram início à diligência afim averiguar a veracidade do fato e impedir uma tragédia. Por volta das 17h, a guarnição PM encontrou a citada arma, uma espingarda calibre 28, na fazenda Niropuru, na região de Águas Vermelhas (zona rural de Iguaí), a qual foi entregue pelo sogro do referido indivíduo.
Ainda na terça (25), uma guarnição do 5º Pelotão da 8ª CIPM lotada em Macarani, recebeu a informação, por volta das 17h, que estava ocorrendo uma vias de fato na Rua Joviano Neres de Carvalho, bairro Guarujá (em Macaraní). Ao chegar no local, os policiais flagraram e conduziram Cláudio Márcio Ribeiro, de 44 anos, por esse estar de posse de uma espingarda calibre 28.
E, nesta quarta (26), uma guarnição do 3º Pelotão da 8ª CIPM lotada em Itambé, recebeu a denúncia de que um indivíduo de vulgo “Naldo” estava na Rua José Casares, bairro Felipe Achy (conhecido popularmente como Paraguai) ameaçando as pessoas e efetuando disparos para cima. Quando os policiais chegaram no local, encontraram Edinaldo Alves Correia, de 28 anos, vulgo “Naldo”, que admitiu aos policiais a veracidade da informação e entregou duas armas que estavam em seu poder.
Em todos os casos as armas e os indivíduos foram apresentados nas delegacias das respectivas cidades para que as medidas cabíveis fossem adotadas.